Audi Q5   Utilização   adaptive cruise control (ACC)  Regulador da velocidade e da distância
Aplicável aos seguintes veículos: com adaptive cruise control
O adaptive cruise control é uma combinação entre o regulador da velocidade e o regulador da distância.
Com a ajuda do adaptive cruise control pode-se seleccionar qualquer velocidade pretendida, entre 30 e 200 km/h. Além disso, o sistema controla uma distância previamente definida em relação aos veículos que circulam à frente, dentro dos parâmetros do sistema descritos.
O conforto em viagem aumenta nos percursos por auto-estrada ou nas estradas principais com muitas rectas.
Como é operado o sistema?
O adaptive cruise control é operado através de uma alavanca de comando no volante Link e Link.
Informações para o condutor
Quando o veículo está a circular são visualizadas informações importantes no velocímetro e no visor Link.
Precauções importantes
São impostas pelo sistema determinadas restrições ao adaptive cruise control, em andamento, isto é, como condutor poderá ter de ajustar independentemente a velocidade e a distância em relação aos outros veículos Link e Link.
ATENÇÃO!
Quando o adaptive cruise control está accionado, é também necessário prestar uma atenção permanente ao trânsito. A responsabilidade pela velocidade e pela distância do próprio veículo em relação aos outros cabe sempre ao condutor.
  • Por razões de segurança, não se pode utilizar o adaptive cruise control no ciclo urbano, no trânsito congestionado, em estradas com muitas curvas e em pisos adversos (como p. ex. estrada escorregadia, nevoeiro, gravilha, chuva intensa e aquaplaning) - perigo de acidente!
  • Desactive transitoriamente o adaptive cruise control antes de entrar num desvio, numa saída de auto-estrada ou numa zona de obras, a fim de evitar nessas situações uma aceleração à velocidade programada.
  • O adaptive cruise control só pode controlar a distância em relação aos veículos que circulam à frente. Os veículos que circulam numa faixa de rodagem diferente não são, em geral, identificados. Quando se circula na faixa da direita e há veículos a circular na faixa da esquerda a uma velocidade inferior, deve-se desligar transitoriamente o sistema, a fim de evitar uma ultrapassagem pela direita.
  • O adaptive cruise control não reage a um obstáculo imóvel, p. ex. num engarrafamento ou quando se aproxima de um veículo empanado ou que circula na mesma faixa, mas no sentido oposto.
  • Tenha em atenção que, se « assentar » inadvertidamente o pé no pedal do acelerador, o adaptive cruise control não travará automaticamente. O sistema de controlo da velocidade de cruzeiro e da distância é neutralizado pela aceleração do condutor.
Nota
  • Por razões de segurança, quando se desliga a ignição é apagada a velocidade programada.
  • Quando se liga o adaptive cruise control ficam automaticamente activados o programa electrónico de estabilidade (ESP) e o controlo de tracção (ASR). Nenhum dos sistemas pode ser desactivado enquanto o adaptive cruise control estiver ligado.
  • O sensor de radar pode ser desregulado por pancadas, p.ex. danos de estacionamento. Isso pode originar limitações na prestação do sistema ou desligá-lo.
  • O sensor do radar é aquecido. Em condições climatéricas de Inverno deve-se, no entanto, verificar antes de iniciar a viagem, se o sensor do radar está limpo de gelo e neve. Se necessário, limpar com cuidado a zona o sensor do radar Fig. 1.
  • Para não afectar a operacionalidade do sensor do radar, não se pode tapar a zona do sensor do radar por meio de corpos estranhos (p. ex. autocolantes, montagem de acessórios). A zona do sensor do radar também não pode ser pintada.